Você já ouviu falar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, também conhecidas como DSTs? São doenças causadas por vírus, bactérias ou outros organismos que podem ser transmitidos principalmente através do contato sexual. É importante ficar atento, pois as ISTs estão relacionadas a diversas complicações, tais como doença inflamatória pélvica, gonorreia, clamídia, uretrite, entre outras.
Mas como são feitos os diagnósticos das ISTs? Hoje em dia, a tecnologia nos permite detectar esses agentes infecciosos de forma rápida e precisa. O diagnóstico molecular é uma técnica que se baseia na detecção e análise do material genético dos organismos causadores. E uma das ferramentas mais rápida e precisa para isso, é a Multiplex Real Time – PCR (Reação em cadeia da polimerase), que é capaz de identificar, em uma única reação, até 7 patógenos diferentes associados às principais ISTs.
Esse método de diagnóstico molecular é altamente sensível e específico. Isso significa que podemos detectar a presença do agente infeccioso com precisão, possibilitando um tratamento mais eficaz e oportuno, além de medidas de prevenção e controle mais eficientes para conter a disseminação dessas doenças.
O Mercolab Diagnósticos oferece um serviço especializado na detecção das ISTs, utilizando diferentes materiais de coleta. E o melhor: investiga para 7 patógenos diferentes, incluindo Chlamydia trachomatis, Mycoplasma genitalium, Mycoplasma hominis, Neisseria gonorrhoeae, Trichomonas vaginalis, Ureaplasma parvum e Ureaplasma urealyticum.
Portanto, fique atento à sua saúde sexual e não deixe de realizar exames regulares para se proteger e proteger seu parceiro. Cuide-se!